[ OPTATIVA: PROJETOS DE EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA URBANA]

ENOP51465  08A11  EMENTA PROJETOS DE EQUIPAMENTOS E INFRAESTRUTURA URBANA - Carlos A. Hern

Ementa: Discussão sobre requalificação de territórios através da concepção e desenvolvimento de projetos de infraestruturas e equipamentos capazes de estruturar o espaço urbano.

Objetivos: Objetivos Conceituais: Definição do projeto urbano arquitetônico compatível com a
estruturação de cenários temporais em zonas urbanas degradadas de áreas portuárias, tendo como estudo de caso a cidade portuária de Santos e cases na América Latina. A busca pela resposta que são oriundas de indicadores gerados pelos diversos agentes que promovem às demandas contemporâneas, dando origem a programas flexíveis que se apropriam das atuais infraestruturas para gerar zonas urbanas aprazíveis. Estabelecimento de relações entre as escalas do projeto urbano e das peças arquitetônicas ensaiadas como motores econômicos de transformação em série, buscando-se sempre a desejável interlocução entre hinterland, cidade e águas;  Objetivos Procedimentais e Habilidades: A habilidade de “tratamento simultâneo do processo de projeto em múltiplas escalas permitindo a integração de elementos anteriormente considerados “multi e extradisciplinares”, tais como infraestrutura, espaço público, mescla programática, a dissecação do território como a vertente de produção de indicadores territoriais, permitindo cenários projetuais que estão temporalmente colocados para a reinvenção de zonas portuárias através de suas infraestruturas”; Objetivos Atitudinais e Valores: “A produção da cidade envolve operadores de diversos tipos e interesses. O projeto urbano voltado às zonas portuárias, estruturado pela compreensão de agentes atuantes no território, promovidos pelas distintas esferas público-privada, presença corporativa e agentes sociais como interlocutores”.

[ CRONOGRAMA ]

Aula 1Panorama e casos emblemáticos América Latina. Abordagem da atual situação da Infraestrutura Portuária, Hinterlândia e Programas AIVP + RETE. Desenvolvimento Territorial e Modelo Globais Portuários
 
Aula 2Casos de estudo individuais; Visita Virtual - Zona Portuária de Rio de Janeiro – Borda de água e infraestrutura / ocupação de zona central e estruturas históricas. SmartDockland de Dublin.
 
Aula 3Desenvolvimento logístico e economia marítima. Abordagens projetuais e estabelecimento de relações econômicas para o desenvolvimento territorial: 1. Cenário Urbano; 2. Desenvolvimento econômico Territorial; 3. Demandas Logísticas no Território brasileiro.
 
Aula 4Estudos de Caso – Abordagem dos Casos dos Portos da Costa do Pacífico e seus contrastes com a estrutura produtiva com os Portos do Atlântico;
 
Aula 5Avaliação – Apresentação das propostas, temática complementar; A Zona Portuária do Rio de Janeiro
 
Aula 6Aula Temática - Palestrante convidado + case; A Zona Portuária do Rio de Janeiro / CASE: Incubadora em Estaleiro.
 
Aula 7Ateliê / Aplicabilidades e propostas + Orientações em debate; Aula Temática - Palestrante convidado + case
 
Aula 8Aplicação e avaliação em economia portuária, estudo global das relações Latino-Americanas, ranking internacional de portos e estudo da produtividade global. Estratégias e Programas de Desenvolvimento Territorial

Aula 9Ateliê / Aplicabilidades e propostas + Orientações em debate

Aula 10Avaliação – Apresentação das propostas: Desenhos urbanos + arquiteturas / inserção e espacialidades / arquiteturas e programas.

Aula 11Semana Viver Metrópole – Atividade com a e extensão: ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E SÓCIO-ECONÓMICO DAS ZONAS URBANAS DEGRADADAS DA HINTERLÂNDIA DO PORTO DO RIO DE JANEIRO – RJ / BRASIL.

Aula 12Compreender o processo de gestão e competitividade nas regiões Latino-Americanas, considerando as características tecnológicas, informacional e eficiência logística.

Aula 13 – Compreender as eficiências geográficas e as produtividades advindas das tecnologias de dados, postos de trabalhos e infraestruturas inteligentes, avaliando os processos de conectividade marítimas, transportes e relações globais entre hub ports. Conclusão das propostas e cenários para as soluções da zona Portuária de Santos.

Aula 14 – Contextualizar e analisar os aspectos do Porto de Valparaíso devido a importância Territorial na costa do Pacífico, avaliando a estrutura e as propostas atuais para a zona de estocagem e os setores urbanos que ampliam a relação com a cidade.

Aula 15 – Revisão dos trabalhos apresentados ao longo do semestre. Trabalhos Finais - Apresentação das propostas

 

[ RESULTADOS ]

DISPONÍVES A PARTIR DE 03.12.2021

[ DOCUMENTOS ]