[ HISTÓRIA DO LAB ]

O Laboratório de Estratégias busca a promoção do desenvolvimento de conhecimento a partir da interpretação das infra-estruturas locais de uma cidade ou de uma zona portuária, através do desenvolvimento de cenários urbanos que permitem a requalificação dos espaços degradados. Busca investigar as configurações destes territórios globais, diagnosticando e projetando novas experiências urbanas que surgem dos cenários estimulados pelas redes ou sistemas estratégicos.Estas apontam possibilidades da construção de uma relação entre as cidades atuais, seu centro com o porto e com seu balneário, estes, caracterizados pelos aspectos turísticos conectados a partir da implantação de infraestruturas capazes de estruturar o espaço urbano, possibilitando a reinvenção de territórios complexos.

[ OBJETIVOS ]

Consiste no desenvolvimento de métodos e ensaios que promovam estratégias projetuais através de diagramas que possam ser aplicados em territórios urbanos e em orlas portuárias em processo de degradação, condição esta que permite a construção de novos desenhos urbanos. Os territórios urbanos ou as orlas portuárias são os objetos para o desenvolvimento das estratégias que consistem em estabelecer equilíbrio na relação urbana entre a cidade ou um porto e a balneabilidade, através de um processo de urbanificação uma vez que essa mesma relação encontra-se diretamente perturbada pela degradação dos espaços do território portuário.Em suma, objetiva o desenvolvimento de Projeto Urbano com enfoque em territórios urbanos e portuários degradados, promovendo a conexão entre a cidade, a hinterlândia (retro-terra)/setor portuários e as águas.
Entre os principais elementos norteadores, o Laboratório seguirá como tese de desenvolvimento as seguintes indagações:

Estes objetivos, somados ao método de análise proposto possibilitará experimentalmente o surgimento de elementos projetuais que são os estruturadores de cenários urbanos, econômicos, políticos, sustentáveis, por meio de mapeamentos, estratégias, diagramas e elementos que auxiliem na produção e caracterização da urbanidade nos territórios investigados. Entre os objetivos propostos pelo laboratório e as suas considerações acadêmicas que buscam reflexões no âmbito de experimentações projetuais como método do exercício do ensino, este pode ser o alavancador para o surgimento de outros laboratórios que venham a implementar novas atividades didático-pedagógicas.

[ Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ]

untitled.png

    O Centro Mundial de Desenvolvimento Sustentável da UNDP – RIO+ apoia a iniciativa do Grupo de Estudos liderado pela Universidade Mackenzie e pelo professor Dr. Carlos Andres Hernández Arriagada. Reconhecemos a metodologia desenvolvida pelo professor como uma poderosa ferramenta para integrar os objetivos de desenvolvimento sustentável na agenda de planejamento municipal.


     A ânsia do Mackenzie em mobilizar um grupo de universidades internacionais renomadas para apoiar a construção de "tanque de ideias" internacional para estudar a aplicação de conceitos sustentáveis às cidades e ajudar os municípios a estarem melhor preparados para evitar desafios em relação aos aspectos sociais, econômicos e ambientais corresponde ao objetivo do Centro RIO+ de promover o diálogo e a parceria para alcançar um modelo de desenvolvimento sustentável. Também ajuda a colocar iniciativas brasileiras que podem ser um exemplo para promover soluções para implementar os ODS no Hemisfério Sul.


     Nesse sentido, o Centro RIO+ indica honrosamente o grupo de estudos Mackenzie como um importante e bem concebido método para identificar obstáculos e propor soluções para que cidades e governos locais adotem ideias estratégicas para construções inteligentes, resilientes e sustentáveis. 

"

"

1

 

Os territórios urbanos ou portuários e suas cidades são as oportunidade de reconfiguração, gerando maior urbanidade, e não apenas infraestruturas urbanas ou portuárias.

2

Quais as estratégias de projeto urbano são adequadas, neste momento, para proporcionar espaços em um território / portuário onde a urbanidade esteja presente na estruturação de um território complexo e dinâmico?

3

Como as infraestruturas urbanas, cada vez mais complexas, podem determinar um adequado desenho urbano que atenda concomitantemente às necessidades dos usuários de uma território ou de uma cidade portuária?

4

Como os territórios urbanos ou as áreas portuárias podem se configurar não em mera infraestrutura funcional, mas em setores urbanos ou frentes marítimas aprazíveis?

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram