top of page
[Estratégias Projetuais Aplicadas no Território da Amazonia Equatoriana: O caso da Cidade de Tena]
FAU MACKENZIE
O Concurso Internacional de Desenho Urbano e Arquitetônico: Plano Parcial - Fronteiras Urbanas Amazônicas (2025) surge como uma resposta criativa e acadêmica a um problema territorial urgente: a urbanização residual nas periferias das cidades amazônicas do Equador.
Essas periferias, muitas vezes surgidas fora dos processos formais de planejamento, cresceram como resultado da expansão de modelos extrativistas – petróleo, mineração, exploração madeireira e agronegócio – que transformaram tanto a paisagem quanto o tecido social da região.
Nesse cenário de urbanização acelerada, fragmentada e dispersa, as cidades amazônicas enfrentam uma dupla pressão: por um lado, a necessidade de incorporar novos assentamentos com serviços básicos adequados e, por outro, o desafio de conservar e respeitar a riqueza natural, cultural e ambiental que define a Amazônia.
O resultado é um ambiente marcado por contrastes: informalidade, vulnerabilidade, baixa densidade e exclusão, que exigem urgentemente propostas integradas e inovadoras. Este concurso é concebido como um exercício de aprendizado coletivo e projeto exploratório. Propõe-se o desenvolvimento de planos parciais, ferramentas de planejamento urbano de média escala, como mecanismos para repensar as periferias urbanas a partir de uma perspectiva multidisciplinar, sustentável e situada.
As propostas submetidas pelas equipes participantes — compostas por estudantes de arquitetura e urbanismo, orientadas por seus professores — buscam imaginar novas formas de habitar a Amazônia, onde o crescimento urbano não seja sinônimo de destruição, mas sim de regeneração, inclusão e respeito a todas as formas de vida.
Mais do que uma competição, esta iniciativa é um convite para construir, por meio da arquitetura e do urbanismo, um modelo de cidade amazônica que integre território, cultura, ecologia e comunidade.

PRANCHAS
PRANCHA 1 - Memorial e Indicadores

PRANCHA 2 - Ações táticas

PRANCHA 3 - Estratégias

PRANCHA 4 - Diagramas

EQUIPE
FAU Mackenzie: Dr. Arq. Urb. Carlos Andrés Hernández Arriagada, Dr. Arq. Urb. Paulo Roberto Correa; Dr. Arq. Urb. Rafael Manzo; Ms.c. Arq. Urb. Wagner Amodeo.
Arquitetos Colaboradores (alunos formados na FAUMACK): Arq. Urb. Guilherme da Rocha Haber Gomes - 2° semestre de 2023; Arq. Urb. Julia Colauto Vieira - 2° semestre de 2024 - Aluna Especial Mestrado FAUUSP - N° USP: 17008521 (2025).
Estudantes: Ana Carolina Peres Aguiar; Beatriz Pizzato Angi Costa; Isabela Pereira Abrahao de Carvalho; Laura Cortez; Thais Daniela Gomes Paiva; Yasmin Fonseca de Souza Faria.
Pranchas para download:
bottom of page

