[ ECONOMIA MARÍTIMA ]

Ementa: A Presente disciplina tem como objetivo explicar a organização dos mercados marítimos, abordando os processos logísticos, respondendo aos questionamentos quanto a prática do funcionamento da distribuição das mercadorias e seus impactos nos tecidos urbanos de borda que estabelecem a relação Porto - Cidade. Tais questionamentos tratam da escolha pela comercialização por vias marítimas, sua organização estrutural e territorial, custos de fretes e mecanismos de gestão por parte da escalade distribuição e a importância da “Hinterland” como motor gerador de desenvolvimento territorial, tarifações e escalas produtivas de insumos e o estabelecimento de zonas estratégicas que estão fundamentados nos dinâmicos ciclos econômicos atuante nas escalas portuárias.

Objetivos: Compreender os avanços da Economia a partir dos ciclos econômicos marítimos e a sua importância na relação Cidade-Porto, avaliando os impactos das atuais Infraestruturas que conformam a “Hinterland”, tanto no atual contexto Global quanto na escala Latino Americana de estocagem. Terá como abordagem a macroescala produtiva de portos como San Antônio e Valparaíso na costa chilena e a sua relação com a geografia do Oceano Pacífico em contraste com os Portos de Santos e sua “Hub” escala e do Maranhão com o modelo econômico chinês, tendo como contraponto a modernização e a dinâmica global do Canal do Panamá. Têm-se como objetivo fundamentar os alunos na compreensão econômica existente na Relação Cidade-Porto por meio de casos específicos, instrumentando o conhecimento de macroeconomia aplicada, vista as atuais lógicas da produção marítima e sua importância na atual geografia global. O aluno se desdobrará sobre textos específicos e receberá palestras direcionadas às temáticas abordadas, sendo algumas em língua espanhola através de Vídeo Conferência. Os textos de suporte serão em Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola, devido a serem literaturas especificas.

4-Elenco_Topicos_Especiais (1)-1.jpg

[ CRONOGRAMA ]

Aula 1Ciclos Econômicos - Abordagem dos ciclos econômicos oriundos a partir de 1741;
 
Aula 2Aspectos Globais do Transporte Marítimo – Rotas comerciais e polos estratégicos de distribuição;
 
Aula 3Escalas Globais Portuárias e Produção Latino Americana – Abordagem das zonas de estocagem e da legislação atuante;
 
Aula 4Estudos de Caso – Abordagem dos Casos dos Portos da Costa do Pacífico e seus contrastes com a estrutura produtiva com os Portos do Atlântico;
 
Aula 5Frotas e Transportes – Aspectos do desenvolvimento das embarcações frente as atuais demandas de sustentabilidade;
 
Aula 6Logísticas de Distribuição e Infraestruturas – Custos e Sistemas de Operação da “Hinterland”;
 
Aula 7Processos Projetuais – Soluções e Processos Sistêmicos Metodológicos.
 
Aula 8Microescalas de Produção – Casos de microescala, a produção frente a demanda governamental, o caso da “Caleta de Tumbes”, Ciudad de Concepción – Chile.

 

[ LEITURAS ]

51-0X79Ey-L._SX351_BO1,204,203,200_.jpg
Economia Marítima
PDF LARANJA.png
3cde358951759b25984b8625ff96cba7.jpg
Marine Economics
PDF LARANJA.png