top of page
[ EXTENSÃO RIO DE JANEIRO ]

Estratégias de desenvolvimento territorial e sócio-econômico das zonas urbanas degradadas da hinterlândia do Porto do Rio de Janeiro – RJ / Brasil
Apresentação:
Tem-se como objetivo o desenvolvimento de um projeto multidisciplinar que está pautada a partir das transformações possíveis de serem realizadas nas zonas de abrangências da Hinterlândia1 da cidade do Rio de Janeiro, tendo as infraestruturas como impulsionadoras de recuperação das zonas urbanas degradadas que surgem das falências de ocupação e produção deste território.
A extensão busca aglutinar pesquisadores das universidades parceiras que na atualidade conformam uma rede atuante na temática relacionada à cidade-porto, tanto na gestão pública, no desenvolvimento da melhoria urbana e sua ocupação populacional e na abordagem das relações de desenvolvimento de planos estratégicos, como os entes privados, suas organizações territoriais, funcionamento e reflexos no uso do espaço físico e demanda de infraestrutura.
O projeto se debruça ao longo da zona de Hinterlândia, tendo a parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, de agentes portuários na conformação e discussão da melhoria entre as relações cidade e água, propiciando soluções, tanto no desenvolvimento de diagnósticos, tratamento de problemas e melhoria a qualidade de vida da população local e elaboração de matrizes e estudos sobre desenvolvimento regional integrado, tendo como base recursos locais renováveis e práticas sustentáveis.
Desta maneira podem ser consideradas as seguintes contribuições iniciais para a estruturação do trabalho: 1. Ampliação dos modelos de análises territorial, tendo o Método em Estratégias Projetuais (MEP)2 aplicado como suporte para a zona portuária do Rio de Janeiro; 2. Identificação de processos de transformação que ocorrem nas zonas portuárias que possibilitem direcionar a recuperação do território, a geração de empregos e novas relações socioculturais; 3. Intercâmbio multidisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento e instituições que permitam a ampliação do debate da aplicabilidade de estratégias como indutora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propiciando a aplicação do planejamento estratégico para novos processos de urbanização.
Quanto aos impactos sociais é fundamental que sejam salientados: 1. Novos mecanismos de produção econômica e reestruturação no desenvolvimento de planos de recuperação para zonas degradadas; 2. Formulação de novos cenários de desenvolvimento urbano e atendimento às comunidades locais em situação de risco; 3. Ampliação e recomendação para o desenvolvimento de possíveis políticas públicas para a geração e recuperação de zonas degradadas identificadas como:
a. setores de estaleiro; b. cemitério de embarcações; c. ocupação informais; 4. Fortalecimento de novos setores de produção socioeconômica gerando novas redes geográficas e zonas de desenvolvimento urbano, como elemento atrativo para uma ocupação adequada entre as zonas de cidade e o mar.
1 GÕES, Hildebrando de A. Planejamento portuário. Rio de Janeiro: Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2002. Este termo caracteriza o potencial territorial para a geração de cargas que é implementada pelo nível de desenvolvimento da região no qual o porto está inserido levando em consideração a infraestrutura de transporte, os custos e o serviço de alimentação.
2 Processo Metodológico estruturado a partir da dissecação do território, sendo compreendido através dos seus indicadores e levantamentos quantitativos e qualitativos, esta etapa dá origem ao desenvolvimento de ações táticas por meio de ferramentas conceituais, que se origina do doutorado defendido em 2012 – Estratégias Projetuais no Território Portuário de Santos. HERNÁNDEZ ARRIAGADA,
Carlos Andrés. Estratégias projetuais no território do porto de Santos. 2012. 279 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
[ EQUIPE ]
PROFESSORES

Carlos A. Hernández A.
FAU MACKENZIE - São Paulo

Paulo Roberto Correia
FAU MACKENZIE - São Paulo

Glaucia Garcia dos Santos
FAU USP - São Paulo

Tatiana Cortesi Tucunduva
FAU USP - São Paulo

Débora Sotto
FAU USP - São Paulo

Carlos Murdoch
UVA - Rio de Janeiro

Edson Maciel
UVA - Rio de Janeiro

Luis Rogério Pupo Gonçalves
UNISOCIESC - Santa Catarina

Claudia Lima Garcia
FAUG - Chile

Alberto Texido Zlatar
Universidad de Chile
George Beyer

Diretor do Centro de Investigação

Marcella Del Signore
NYIT - Nova Iorque

Cinthia Ruiz López
UNAM - México

Luzorquídea Castro Sánchez
UNAM - México
COLABORADORES

Paula Toledo
FAU USP - São Paulo

Débora Lecce Rios
FAU MACKENZIE
DISCENTES

Raquel Ferraz Zamboni
FAU MACKENZIE - São Paulo

Mariana Chaves Moura
FAU MACKENZIE - São Paulo

Giovana Gravellos Dias Starke
FAU MACKENZIE - São Paulo

Guilherme Gallo Cavenaghi
FAU MACKENZIE - São Paulo

Mariana Ragazzi Mendes
FAU MACKENZIE - São Paulo

Paola Serafim Filócomo
FAU MACKENZIE - São Paulo

Bruna Leticia de Fraga
FAU MACKENZIE - São Paulo

Isabella Basile Sposito
FAU MACKENZIE - São Paulo

Giovanna R.R. de M S. Arruda
UVA - Rio de Janeiro

Fábio Cabral dos Santos
UVA - Rio de Janeiro

Stephanie da Silva Anjos
UVA - Rio de Janeiro

Renato Marcelino G. de Souza
UVA - Rio de Janeiro

Eduardo Alejandro Riffo Durán
FAUG - Chile
[ DESENVOLVIMENTO ]
WEBINAR 1.0 - ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL E PORTUÁRIO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO - RJ

PARTE 01
PARTE 02
EGAL 2021 - XVIII ENCUENTRO DE GEOGRAFÍAS DE AMERICA LATINA
O XVIII “Encontro de Geografias da América Latina” (EGAL) realizado em conjunto com o VIII Congresso Nacional de Geografia das Universidades Públicas da República Argentina acontecerá na cidade de Córdoba-Argentina, nos dia 30, 1, 2, 3 e 4 de novembro de 2021.
Tem o objetivo de fortalecer a produção do conhecimento geográfico como contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa, inclusiva e solidária, em pleno exercício da democracia, nos reunimos sob o lema “Construindo conhecimento emancipatório dos e para os territórios”.
RESUMOS ENVIADOS PARA AS MESAS TEMÁTICAS 74 E 75 DO EGAL
Adaptações de estruturas portuárias frente a elevação do nível dos oceanos.
Estrategias de mitigación urbana para la actividad portuaria industrial aplicables al borde costero de Coronel
Reciclagem Industrial em Cemitérios de Embarcações: Baía de Guanabara, Brasil em interface com Alang, Índia.
Estratégias para produção de energia elétrica sustentável no Vale do Jequitinhonha
implementando sua infraestrutura socioeconômica
Políticas público privadas como instrumento de reestruturação territorial do porto do Rio de Janeiro
MESA 74
Paula Von Zeska de Toledo
MESA 74
Mariana Ragazzi Mendes
Bruna Loporchio Lazareti
Paulo Roberto Corrêa
MESA 74
Fábio Cabral dos Santos
Raquel Ferraz Zamboni
Edson Agostinho Maciel
MESA 74
Eduardo Riffo Durán
Claudia Garcia Lima
Serafim FilócomoPaola
Paulo Roberto Corrêa
MESA 75















bottom of page